alopecia-areata-como-tratar
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: qual o melhor tratamento para alopecia areata?

A queda de cabelo sempre foi uma das causas de maior visita aos consultórios dermatológicos. São muitas as causas, que devem ser diagnosticadas para que o melhor tratamento seja iniciado. Ente elas, está a alopecia areata, uma doença inflamatória, cujos fatores de seu desenvolvimento podem ser tanto genéticos, quanto autoimune.

A principal característica dessa doença é a queda dos fios, deixando a área da queda totalmente lisa, seja em cabelos ou pelos. O tamanho dessa região com quedas pode variar de caso para caso.

Existem várias formas de alopecia, e alguns dos fatores responsáveis por agravar o quadro podem ser de fundo emocional, traumas físicos, entre outros.

Portanto, a visita ao dermatologista é fundamental para que o tratamento correto seja iniciado e o problema seja corrigido, diagnosticando, antes de qualquer coisa, sua causa e seus fatores de risco em cada paciente.

Mesmo com o tratamento, muitas dúvidas podem surgir. Separamos algumas das perguntas que recebemos aqui no blog e as respostas de nossa dermatologista, que talvez possam te ajudar. Se você tiver alguma outra dúvida, basta clicar aqui e enviar para a nossa dermatologista!

Gostaria de saber se quem tem alopecia areata pode passar química à base de guanidina no cabelo.

Dermatologista: O ideal é evitar química pra não piorar a alopecia.

Acho que estou com alopecia. Queria saber se aquele remédio Imecap Hair ajuda o cabelo nascer?

Dermatologista: Há vários tipos de alopecia e cada uma tem um tratamento diferente. Você deve procurar um dermatologista pra saber que tipo seria a sua, e qual o tratamento específico.

Estou com Alopecia Areata, ouvi falar do Triancil para ser aplicado nas placas da Alopecia, só que existe o de uso intra-muscular, e o de uso intra-articular. Tem algumproblema usar qualquer um? E qual a diferença entre eles?

Dermatologista: O Triancil é uma opção de tratamento, e é injetado pelo dermatologista no local da alopécia, ou seja, na pele.

Fiz um alisamento há alguns anos. Meu cabelo acabou caindo. Depois de um tempo ele voltou a crescer, porém ralo. E desde então não voltou ao normal. Queria saber se eu parar de usar minoxidil, o resultado permanece ou meu cabelo volta a ficar ralo. Lembrando que minha alopecia não é genética.

Dermatologista: Se a sua alopecia realmente não for genética, você não terá problemas ao parar o minoxidil.

É correto o uso da violeta de genciana no cabelo como tintura? Há riscos ou não? Minha cunhada diz que é ótima para alopecia e dermatite seborreica. Verdade? Agradeço a atenção dispensada

Dermatologista: A Violeta não trata nem alopecia, nem dermatite.

Gostaria de saber qual o melhor tratamento para alopecia areata.

Dermatologista: Não existe uma regra, cada pessoa pode responder de um jeito. Mas sabe-se que alopecias muito antigas são mais difíceis de serem tratadas que as recentes, assim como crianças respondem melhor aos tratamentos que adultos. Em geral começamos com cremes a base de corticoides, podendo usar outros tratamentos caso não melhore.

Há alguns dias apareceu uma falha na minha barba e não nasceu mais pelos, ficando liso o local. Não se percebe nem poros mais, o que poderá ser?

Dermatologista: Pelo que você me fala pode ser alopecia areata, que causa essas falhas na barba e cabelos também. Existem tratamentos, assim como ela pode melhorar sozinha também.

Estou com suspeita de lúpus, mas também tenho alopecia. O que eu faço?

Dermatologista: O lúpus pode causar alopecia. Siga o acompanhamento com seu medico.

Há um ano eu descobri a alopecia. Daí então venho tomando manipulado shampoo e tônico . Meu cabelo caiu pela raiz, gostaria de saber se posso fazer progressiva.

Ananda, se o seu cabelo ainda estiver caindo, o ideal é evitar a química pra não piorar.

Passei em uma dermatologista essa semana, fui diagnosticado com Alopecia Areata na barba. A doutora me receitou a pomada Clob X e Minoxidil. Lendo a bula vi que o Clob X não é recomentado passar no rosto. O que devo fazer?

Dermatologista: A bula diz isso mesmo, mas não há problemas usá-lo no rosto desde que por tempo curto e pré determinado pelo seu médico.

Tenho 21 anos e queria saber por que meu cabelo esta caindo muito com a pontinha da raiz branca, e queria saber se isso é sinal de alopecia?

Dermatologista: Alopécia é o nome que se dá as áreas de falhas nos cabelos, devido queda. Se você estiver com falhas, pode ser sim e você deve consultar um dermatologista.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)