limao-causa-manchas-na-pele
Perguntas e respostas

Limão em receitas para a pele: nossa dermatologista faz o alerta!

Hoje trouxemos mais um ingrediente que, vez ou outra, faz parte das receitas que se espalham pela internet: o limão! Muita gente já ouviu falar sobre o limão causar queimaduras e manchas na pele, mas, há também algumas receitas que indicam o limão para o clareamento ou melhorar a aparência da derme.

Nossa dermatologista resolveu esclarecer e alertar sobre essas dicas!

Limão faz bem ou mal à pele?

Na verdade, como todo mundo sabe, o limão é uma fruta bem ácida – e sua casca também. Utilizá-lo na pele pode irritá-la ao ponto de piorar alguns problemas e acentuar ainda mais algumas manchas.

No limão, assim como em algumas outras frutas, há uma substância chamada bergapteno. Ao passar na pele, essa substância é absorvida. Após isso, já no organismo, ele passa a absorver radiação solar – esse é o processo que desencadeia inflamações e manchas.

A fitofotomelanose

Todo esse processo recebe o nome de fitofotomelanose, que é uma reação alérgica causada pela exposição ao sol após o contato com frutas cítricas. Além do limão, frutas como a tangerina, laranja e caju também devem receber atenção sobre isso.

De acordo com as dicas e receitas espalhadas pela internet, basta utilizar o limão e fugir do sol. Porém, nós alertamos sobre isso também: não é necessário que o sol toque a pele para que essa substância cause manchas. A luz do dia, proveniente do Sol, já é o suficiente. Além disso, como ele é absorvido pela pele e ali permanece por algum tempo, ainda que seja aplicado durante a noite, você correrá o risco de desenvolver queimaduras e manchas nos dias seguintes.

Portanto, evitem o limão na pele, em qualquer situação, com qualquer tipo de receita, seja em mascaras, loções, ou qualquer outra forma.

O que fazer?

Se você, por acidente, deixou cair limão na pele, basta correr e lavar a região, logo na sequencia, com água e sabão e aplicar o protetor solar em cima, garantindo que o local não ficará exposto à luz solar.

Caso provoque algum tipo de ardência, você pode recorrer, naquele momento, às compressas feitas com camomila e soro fisiológico.

Ao contrário do que muitos dizem, as manchas saem sim, de acordo com a renovação da pele. Logicamente, esse processo levará certo tempo. Porém, em casos mais graves, com surgimento de manchas avermelhadas, bolhas, ou caso queira acelerar o processo de despigmentação das manchas, procure um dermatologista, pois o medicamento correto também pode ajudar.

 

E você, já passou por alguma situação com essa ou ficou com alguma dúvida? Faça a sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)