alergia-pele
Perguntas e respostas

Dermatologista responde as dúvidas sobre alergias

Quantas vezes você já não sentiu incômodos, coceiras e irritações na pele, e pensou que poderia ser uma alergia? Não é tão fácil identificar o que pode estar causando esse problema. Da mesma forma, o que você pensa ser uma alergia, pode ser outro problema. E, ainda que a alergia seja constatada, não trata-la de forma adequada ou não evitar o causador do problema, pode elevá-la a outros níveis.

Por isso, diariamente, recebemos diversas perguntas de pessoas com sintomas de alergia, e outras passando por tratamento. Respondemos algumas delas aqui hoje, mas, se nenhuma delas te ajudar, fique à vontade para enviar sua pergunta para a nossa dermatologista.

Meu rosto está muito ressecado, escamado e vermelho, junto com meu peito. O que posso fazer?

Dermatologista: Antes de iniciar algum tratamento é necessário saber a causa desta irritação, pode ser dermatite, alergia, micose… enfim você deve procurar um dermatologista pra ser examinado e orientado corretamente.

Toda vez que saio do banho, fico com bolinhas vermelhas pela parte do tronco no meu corpo, a maioria delas coçam. Porém, depois de um tempo, elas somem. Pode ser alergia? Não acontece isso nem em praia ou piscina.

Dermatologista: Talvez isso aconteça de você estiver tomando banho muito quente.

Gostaria de saber se quem tem dermatite atópica, que causa pequenas bolhas, pode fazer cirurgias ou até mesmo tatuagem? Pois eu fiz uma biópsia na pele (local) que estava com a alergia e, quando retirei os pontos, no outro dia, ficou irritado.

Dermatologista: Pode, desde que a pele do local esteja normal, ou seja, sem dermatite.

Diagnosticada com alergia, a dermatologista passou diprogenta. Estou sentindo umas coceiras em locais aleatórios e instantâneos. O que pode ser? Será que, quando terminar de passar a diprogenta, passará essas coceiras?

Dermatologista: Muitas vezes o tratamento com diprogenta melhora as coceiras, mas caso isso não aconteça o ideal é você procurar seu dermatologista novamente.

Tenho uma alergia nas mãos, mais especificamente nas juntas, isso somente no frio e apenas com injeção de corticoide que resolve. Tem algum outro remédio que posso usar?

Dermatologista: A injeção de corticoide é o tratamento mais potente que existe pra casos assim. Se você continua tendo alergias, deve retornar com seu medico pra que ele possa reavaliar seu tratamento.

Estou com um mini machucado causado pelo ferro do sutiã. Deu coceira e feriu. Tenho alergia a bijuteria, já havia acontecido.

Dermatologista: Sendo alérgica a bijuterias (metais) sempre que você entrar em contato com eles terá coceira e machucados no local. Isso vale pra brincos, pulseiras, anéis, correntes, ferro do sutiã e botão da calça jeans, entre outros.

Tenho uma pequena alergia nas sobrancelhas que, por vezes, descama um pouco e por esse motivo as sobrancelhas têm caído. Gostaria de saber se depois de tratar desta alergia posso fazer uma micropigmentação com técnica microblading.

Dermatologista: Se a pele do local estiver normal pode fazer sim.

Tenho alergia a sulfato de níquel, posso fazer micropigmentação?

Dermatologista: Sim, desde que o pigmento usado não tenha níquel.

Fiz o teste do toque atrás da orelha antes de pintar o cabelo, pois eu nunca passei coloração.
No começo, ele ardeu e ficou vermelho, depois passou e agora formou uma casquinha, como se eu tivesse machucado no local. Pode ser alergia?

Dermatologista: Pode ser sim. O ideal é você procurar um alergista, pois existem exames específicos pra identificar a presença de alergia.

Estou com triglicedios bem alto, isso pode causar alergias na pele e coceiras. Depois que fiquei assim, estou com esses sintomas. Isto tem alguma relação?

Dermatologista: Se as triglicérides estiverem acima de 400 pode causar sintomas na pele sim.

Queria saber, mais ou menos, o que seria uma mancha meio escura na minha perna. Ela é cheia de carocinhos e coça muito. Algumas pessoas falam que é alergia, mas já tomei vários remédios, usei varias pomadas. Ela some e depois volta. Há 1 ano acontece isso.

Dermatologista: Se já acontece há 1 ano, você já usou vários medicamentos e não teve melhora, sugiro procurar um dermatologista pra ser orientada corretamente.

Fui ao dermatologista e foi detectado, através do teste de contato alérgico, que estou com alergia a níquel de forma moderada. A reação aparece no meu queixo, uma vermelhidão e coceira. Com o tempo, pode se agravar para outro grau de alergia?

Dermatologista: Se você continuar usando materiais que contenham níquel, a alergia pode se alastrar sim.

Pintei o rosto da minha filha, de um ano, de coelhinha, com tinta de tecido. Foi só para uma foto, eu tirei logo, mas ficou uma machinha no nariz dela. Devo me preocupar? Por que ficou a manchinha? É alergia?

Dermatologista: Talvez a mancha tenha sido causada por alguma irritação da tinta, a tendência é melhorar, mas caso não ocorra ela deve ser avaliada pelo pediatra.

Estou com uma alergia no rosto e a dermatologia passou Adinos, falou para que eu passasse de manhã e a noite. Mas, pela manhã, saio de casa e pego sol. Posso passar o medicamento e depois o protetor solar? Ou tem algum problema?

Dermatologista: Pode sim!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Erisangela Gomes da Silva 5 18 de novembro de 2017 at 02:54

    estou com um problema de tofa vez q uso quaquel base e passo qualquer tupo de maquiagem meu olhos cosam muito no outro dia e começam a incha gostaria de saber o deve ser pq antes não ficava assim.. e tbm estou com algumas manchas no rosto.