tattoo
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: tenho dermatite e psoríase, posso fazer tatuagem?

As tatuagens estão cada vez mais em alta. Hoje, elas são pensada além da estética: muita gente as tem como a solução para cobrir algum incômodo na pele, como manchas, cicatrizes, entre outros problemas. Até que ponto isso pode interferir na pele?

É possível utilizar a tatuagem como meio de camuflar algo?

Recebemos diariamente muitas dúvidas que envolvem todos os tipos de problemas de pele e tatuagens: alergias, manchas, pintas, psoríase, cicatrizes, entre tantas outras situações.

Nossa dermatologista respondeu a essas perguntas específicas no post de hoje. Caso você também queira fazer uma tatuagem e tenha alguma duvida, fique à vontade para enviar sua pergunta para a nossa dermatologista!

Confira:

Tenho dermatite e psoríase, posso fazer tatuagem?

Dermatologista: Pra fazer a tatuagem o local deve estar sem lesões (normal). Mas a psoríase pode surgir ou piorar no local da tatuagem.

Posso fazer tatuagem em cima de uma pinta?

Dermatologista: Antes de fazer a tatuagem é necessário ter a pinta examinada por um dermatologista, após isso ele te dará as orientações.

Tenho dermatite atópica e, normalmente, quando ela “ataca” em certas situações, faço uso da pomada Diprogenta e em alguns dias minha pele melhora. Minha dúvida é: com isso, posso fazer uma tatuagem?

Dermatologista: Pode fazer a tatuagem, desde que a pele do local esteja normal, ou seja, sem dermatite.

Fiz uma tatuagem, porém gostaria de começar um chá para emagrecer. O chá leva as ervas garcinia, mulungú, hibisco, passiflora, erva de São João, dente de leão e chá verde. Será que teria algum problema?

Dermatologista: Em relação à tatuagem não há problemas, só fique atenta pois esse tipo de chá pode causar alergias na pele se você se expor ao sol.

Gostaria de fazer uma tatuagem nas costas, mas tenho pano branco. Posso fazer ou isso pode atrapalhar?

Dermatologista: O ideal é primeiro tratar o pano branco, pra depois fazer a tatuagem.

Utilizei vitanol A para estrias, mas interrompi o tratamento tem um mês. Pretendo fazer uma tatuagem no local e gostaria de saber se tem algum problema.

Dermatologista: Não há problema nenhum em fazer a tatuagem.

Gostaria de saber quanto custa uma remoção de tatuagem a laser? Fiz tatuagem hoje e gostaria de remover.

Dermatologista: Os valores variam muito, vai depender do tamanho da tatuagem e das cores dela.

Gostaria de saber se é necessário esperar um tempo após uma seção de depilação a laser para fazer uma tatuagem no local depilado.

Dermatologista: Terminado todo tratamento do laser, e estando a pele normal, você pode fazer a tatuagem.

Fiz uma tatuagem bastante colorida e não gostei, apesar de ter várias. O que eu quero é apenas clarear essa tatuagem e depois de um tempo colocar outro desenho por cima.
A hidroquinona vai ajudar a fazer esse clareamento?

Dermatologista: As tatuagens não clareiam com hidroquinona, pois esse clareador não chega até a camada da pele onde está o pigmento. O laser é o mais indicado pra remoção de tatuagem.

O que pode acontecer se fizer uma tatuagem em cima de um cisto sebáceo? Tenho alguns no braço.

Dermatologista: Se os cistos crescerem ou inflamarem, vão prejudicar a tatuagem.

É possível fazer uma tatuagem em cima de um cisto sebáceo para o camuflar? Tenho vergonha de ir a praia/piscina pois nota-se no peito o cisto, mas não quero fazer cirurgia, pois ficarei com cicatriz. Posso fazer tatuagem?

Dermatologista: Você até pode fazer a tatuagem para camuflar. A questão é que a tendência do cisto é crescer lentamente ou inflamar, e se uma dessas coisas ocorrer vai prejudicar esteticamente mais ainda. Minha sugestão é retirar o cisto e fazer a tatuagem pra camuflar a cicatriz.

Quem tem alergia a (níquel) pode fazer tatuagem?

Dermatologista: Teoricamente sim. O grande problema é que alguns tipos de tinta (de qualidade inferior) podem conter níquel em sua composição. Então fique atenta ao local onde você fará a tatuagem.

Tenho herpes simples e quando a minha imunidade está baixa as feridas sempre voltam, principalmente no lado esquerdo das nádegas. Quando somem, ficam as marcas escuras. Gostaria de saber se posso fazer uma tatuagem para cobrir essas manchas?

Dermatologista: O problema é que o herpes tende a ocorrer sempre no mesmo local, e se você fizer uma tatuagem sobre as manchas , correrá o risco de ficar com as marcas do herpes na tatuagem também.

Retirei duas verrugas pequenas nas costas, com minha dermatologista, onde ela cauterizou no final. Depois viraram duas pequenas manchinhas brancas, mas que me incomodam. Posso fazer tatuagem encima para tampar a mancha?

Dermatologista: Não há problemas em fazer tatuagem sobre as manchas.

Quem tem psoríase pode fazer tatuagem?

Dermatologista: Se a tatuagem for feita em cima das lesões de psoríase pode aumentá-las. Então se você optar por fazer, que seja longe dos locais onde a psoríase está.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)