morgan-freeman-tem-80-anos-e-e-vencedor-do-oscar-de-2005
Perguntas e respostas

Você tem essas verruguinhas pretas no rosto? Sabe o que são?

Talvez você tenha, ou conheça alguém que tem essas verruguinhas pretas no rosto, mas nem imagina o que pode ser e muito menos seu nome. Essa é uma doença benigna, chama de Dermatose Papulosa Nigra, que apesar de ocorrer em sua maioria nas pessoas negras, especialmente do sexo feminino, pode atingir qualquer outra pessoa.

O que exatamente é a papulosa nigra?

São essas pequenas pintinhas, que vão aparecendo na pele, ao longo dos anos. Geralmente, aparecem na fase adulta, quando a pele está mais madura. Na maioria dos casos, a manifestação se dá através de pintinhas mesmo, mas elas podem crescer e virar pequenas verrugas, ou bolinhas.

Como dissemos, elas não afetam a saúde, mas podem incomodar bastante que as tem, especialmente do ponto de vista estético.

Qual é a condição para que apareçam?

Existe uma predisposição genética para seu aparecimento, como dissemos, sendo mais frequentes em quem já atingiu a fase adulta – apesar de aparecer em algumas pessoas ainda na fase jovem – e em mulheres negras. Apesar disso,pode ocorrer em qualquer pessoa.

Quando as pintinhas começam a se manifestar em pessoas jovens, podem evoluir, com o passar dos anos, para as pequenas verruguinhas. Isso acontece especialmente quando há muita exposição ao sol, sem proteção adequada.

Portanto, essa é a primeira dica, não apenas para esse caso, mas para qualquer outro também: o protetor solar ajuda em diversos problemas.

Dá para evitar seu aparecimento ou removê-las?

Por serem, em grande parte, causadas por fatores genéticos, não há como preveni-las. Porém, há como observá-las e evitar que cresçam, inclusive é possível removê-las!

Como já demos a primeira dica, o protetor solar é essencial. O Sol é o que as faz aumentar de tamanho. Portanto, use-o diariamente, repassando a cada 3 horas.

Quanto à remoção, há vários tratamentos que serão adequados para cada tipo de pele, sendo o mais conhecido a Eletrocauterização, um procedimento cirúrgico que acaba com as verruguinhas através do calor e da eletricidade e tem uma recuperação relativamente pequena: em aproximadamente 10 dias.

Porém, essa não é a única solução. Há outras formas de retirar as bolinhas e todas com resultados bem satisfatórios. É claro que o procedimento deve ser realizado pelo especialista e o tratamento mais adequado para o seu caso, será indicado pelo dermatologista, após examinar sua pele. Portanto, procure seu dermatologista para que possa começar o quanto antes!

 

Tem alguma dúvida sobre a papulosa nigra? Então, envie sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)