sunbathing
Perguntas e respostas

Bronzeamento: podemos fazê-lo sem deixar de lado a proteção? Como?

Escutamos o ano inteiro sobre os perigosos da exposição ao sol e todos os cuidados que devemos tomar, mesmo quando não passamos o dia todo embaixo dele. Mas, se já é perigoso mesmo que não haja exposição direta ao sol, como proceder com o bronzeamento quando vamos à praia? Não podemos mais nos bronzear? O que fazer?

Conforme o verão vai chegando, a vontade de praia e sol também aumenta, e aí ficar cada vez mais impossível não pensar em pegar um bronzeado.

Percebemos que, mesmo sendo um assunto corriqueiro o ano todo, algumas pessoas têm algumas dúvidas na hora de encarar a praia, piscina, ou locais ao ar livre. Portanto, vamos lá!

Ficar bronzeado está proibido?

Não necessariamente.  O sol faz bem na medida certa e com pouca exposição. Mais que isso, é necessário muita proteção, tanto física quanto do protetor solar.

A primeira grande dica é respeitar os horários mais seguros para se expor. Ou seja, antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde.  Entre esses horários é quando o sol está mais forte e seus raios também.

E mesmo que você tome sol nos horários seguros, faça uso do protetor solar.

Se eu passar protetor, deixo de me bronzear?

Muita gente pensa que sim e outras não sabem exatamente como funciona. A verdade é que o protetor não impede o bronzeamento da pele, pelo contrário. Ele pode até ajudar a manter o bronzeado, já que ele ocorrerá de forma gradual e nada agressiva, fazendo com que a pele não descame – e consequentemente não perca a cor conquistada.

Como sempre falamos por aqui, o protetor solar bloqueia exclusivamente os radio UV. A exposição ao sol continua acontecendo e, consequentemente, o bronzeamento.

Como fazer para garantir o bronzeado sem deixar de me proteger adequadamente?

Primeiramente, você precisa saber que se expor ao Sol durante o dia todo, de forma excessiva, não vai contribuir com seu bronzeado. Então, a melhor forma de se bronzear é aos poucos, de maneira gradual.

Antes de sair, aplique o protetor solar, no mínimo 30 minutos antes de se expor ao Sol e reaplique-o a cada 3 horas.

Tem outra coisa que você pode fazer, antes mesmo de tomar sol, que seria uma preparação para o bronzeado: esfoliar a pele. O procedimento pode ser feito até 2 dias antes de tomar sol e fará com que você remova resíduos, facilitando o bronzeado e fazendo com que fique sem manchas

Você também pode consumir alimentos que estimulem a produção de melanina, como a cenoura e o mamão, além da batata-doce. Há uma boa lista de alimentos que podem te ajudar nessa e vale muito a pena a pesquisada.

Outra opção é utilizar também autobronzeadores, mas não sem antes aplicar o protetor solar, mesmo que o autobronzeador já contenha protetor solar. Um não anula o outro e o protetor, como já dissemos, não impedirá o bronzeado.

Pra finalizar, após o sol, tome um banho e hidrate-se, pois isso também evitará que a pele descasque e você perca a cor conquistada. De preferência, tome um banho frio e com sabonetes hidratantes adequados.

 

E aí, já está pronto para encarar o sol? Se ainda tiver alguma dúvida sobre o que pode e o que não pode, envie para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)