Cuidados com a pele

Envelhecimento precoce: como notar?

envelhecimentoprecoce

 

 

 

Essa é uma das mais temidas consequências do passar dos anos: os sinais na pele! Porém, é também muito esperado e acreditamos que, atualmente, as pessoas já estejam bem mais conscientes e até conformadas – envelhecer também é trazer na pele marcas de todas as nossas histórias!
Tem outra coisa: hoje em dia a conscientização sobre os cuidados com a pele é muito maior em relação há alguns anos, o que tem feito com que muitas pessoas comecem mais cedo seus cuidados. Porém, isso ainda é muito recente e o que realmente incomoda é o envelhecimento precoce!
Levando em conta sua idade, você já consegue reconhecer os avanços do tempo e as marcas que ele tem deixado? Esses são os sinais do envelhecimento precoce, que começam a aparecer sutilmente, mas ajudam a prevenir marcas futuras.
Como identificar os sinais do envelhecimento precoce?
Há várias formas e são bem simples de notar. Trouxemos aqui algumas que você pode começar a reparar hoje mesmo:
– Manchas no rosto, até os 30 anos. Nessa fase, o organismo já começa a perder um pouco da sua capacidade de regeneração, o que permite o aparecimento de algumas manchas no rosto, que são manchas de sol. Ela representa nada mais, nada menos, que os sinais dos danos cumulativos que a sua pele sofreu.
– Repare em suas bochechas. Se, mesmo sem fazer nenhuma expressão, você conseguir notar a existência de rugas e até linhas finas no meio delas, antes mesmo dos 30 anos, é um sinal de envelhecimento precoce.
– Olhe também seu pescoço. Essa região é comumente muito atingida pelo sol e pela movimentação do dia a dia, e também é muito fina. Sua cor está desigual? É muito facilmente irritável? Esses podem ser sinais de envelhecimento.
– Olheiras. Elas já dão sinais de cansaço desde sempre, na maioria das pessoas. Essa pele também e, a cada 10 anos, fica 6% mais fina. Qual é a impressão que você tem sobre sua sustentabilidade?
Dá pra prevenir ou correr atrás dos danos causados até aqui?
De forma relativa, dá sim. Tudo dependerá do seu estilo de vida, idade e danos acumulados até agora. Porém, siga essas dicas:
– Aplique todos os dias filtro solar com fator 30, no mínimo.
– Use também cremes com Vitamina C
– Fale com seu dermatologista sobre os melhores métodos para estimular a produção de colágeno
– Durma melhor e alimente-se bem. Viver de forma saudável, em todos os aspectos, também influencia muito.
– Beba os tão famosos 2 litros de água por dia, porque além de tudo, a hidratação que só a água pode oferecer ajuda a eliminar toxinas que também causam o envelhecimento da pele.
– Acumular resíduos de suor, maquiagem, poluição e tantas outras substâncias também ajudam a obstruir poros e a surgirem as rugas. Por isso, lave o rosto de manhã e a noite.
– Quando você passa a proteger corretamente a pele, ainda que já tenha alguns sinais de envelhecimento precoce, você consegue reverter alguns danos.
– Não abuse do álcool e pare de fume – abandonar esses vícios enquanto é tempo também pode causar mudanças e reverter danos futuros.

Depois de todas essas dicas e sinais que mencionamos, nos responda: como está a sua pele? Quantos anos você tem? Há muitos sinais de envelhecimento precoce? Se tiver alguma dúvida que não foi respondida nesse texto, basta enviá-la para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)