Doenças da pele

Dermatologista responde: é normal ficar com marca de herpes?

herpes
O herpes é uma doença causada por vírus, mais especificamente por dois, um que causa a varicela/catapora, e o tão popularmente conhecido cobreiro. Também existem os herpesvirus 1 e 2, que causam o herpes simplex.

Esse último é uma infecção viral, onde grande parte da população adulta já se encontra imunizada por tê-lo adquirido na infância ou adolescência.

Quem o tem, assim como outros problemas de pele, segue com muitas dúvidas. Nossa dermatologista respondeu a algumas delas hoje. Se você também tiver dúvidas, envie sua pergunta para a nossa dermatologista!

Herpes é uma doença causada por dois tipos de vírus: o Vírus Varicela-Zóster (VVZ), que causa catapora (varicela) e também o popularmente conhecido cobreiro (herpes zóster) e os herpesvírus tipo 1 e tipo 2, que causam o chamado herpes simplex.

O herpes simplex é uma infecção viral comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência, tendo infecção subclínica (assintomática) ou um único episódio, obtendo resistência ao vírus para toda a vida.

Estou com meu primeiro surto de herpes na região pubiana, comecei a tomar aciclovir comprimido e começou a secar, porém está acabando os comprimidos. Devo comprar mais e tomar até sumir completamente?

Dermatologista: O tratamento do herpes tem duração de 5 dias, seguindo as orientações do seu médico.

É verdade que quem tem histórico de herpes labial não pode realizar microagulhamento?

Dermatologista: O microagulhamento pode ser feito de várias formas, desde mais superficiais até mais profundas, sendo assim, se feita por profissionais experientes não há problema. Pode ser feita desde que o Herpes não esteja ativo na pele.

Tive herpes próximo a costela, já se fazem 8 anos. Tomei os medicamentos, mas, até hoje, sinto dores pequenas no local, mais quando toco, como se tivesse uma lesão por dentro, principalmente no frio. É normal?

Dermatologista: Pode ficar uma sensação estranha no local sim, principalmente se o Herpes foi extenso. Mas pra poder ter certeza sobre isso, o ideal é você se consultar com um neurologista.

Estou com uma bolinha em cima do lábio. Ela é bem pequena e tem pus em cima. Como eu vou saber se é espinha ou herpes?

Dermatologista: Muitas vezes é difícil diferenciar uma espinha e o herpes, por esse motivo você deve ser examinado por um dermatologista.

Referente à mancha causada por herpes, por ter tratado a herpes de forma errada, pode usar vitacid plus para clarear nessa região do buço?

Dermatologista: Não utilize sem ser examinada antes, pois a irritação acusada pelo produto pode causar retorno do herpes.

Tenho herpes simples e quando a minha imunidade está baixa as feridas sempre voltam, principalmente no lado esquerdo das nádegas. Quando somem, ficam as marcas escuras. Gostaria de saber se posso fazer uma tatuagem para cobrir essas manchas.

Dermatologista: O problema é que o herpes tende a ocorrer sempre no mesmo local, e se você fizer uma tatuagem sobre as manchas, correrá o risco de ficar com as marcas do herpes na tatuagem também.

É normal ficar tanto tempo com marca de herpes ou eu devo procurar um dermatologista?

Dermatologista: É comum ficar uma pequena mancha acastanhada no local do herpes, por volta de 3 meses. Se alguma marca no local persistir depois disso, o ideal é você ser examinada e orientada por um dermatologista.

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)