Cuidados com a pele, Pele e a melhor idade, Pele e o adulto

A menopausa acelera o envelhecimento da pele?

voce-sabe-quais-sao-os-reais-efeitos-da-menopausa

De modo geral, o passar dos anos já deixa suas marcas na pele. Os fatores são vários e vão desde influências do ambiente em que vivemos até a genética. Eles são, basicamente, divididos entre fatores extrínsecos, ou seja, o álcool e o tabagismo, a má alimentação, a exposição ao sol, entre outras causas. Por outro lado, temos os fatores intrínsecos, como a genética e nossos hormônios.

Ou seja, o passar dos anos nos trás diversos fatores que, como consequência, causam o envelhecimento da nossa pele, mas também traz mais um: a menopausa.

O que acontece quando chegamos à menopausa?

Nos primeiros anos em que ela acontece, a nossa taxa de colágeno diminui rapidamente, numa proporção de 30%, aproximadamente. Depois disso, ela vai caindo em um ritmo menor, porém anualmente.

Esse acontecimento não vem sozinho: muitas coisas acontecem nessa fase, que juntas se refletem em nossa pele, sendo elas a diminuição da concentração do ácido hialurônico, ressecamento da pele, afinamento da espessura da pele, aumento da formação de manchas, por causa de um leve aumento na produção de melanina, entre tantos outros.

Há como reverter ou diminuir esses sinais que chegam com a menopausa?

Hoje em dia, além do protetor solar, que é de suma importância em todas as idades e fases da pele, existem alguns dermocosméticos que prometem diminuir essas marcas que chegam com a menopausa, clareando manchas, reduzindo as rugas e flacidez e hidratando mais a pele, que sofre com a falta de oleosidades também.

Esses cosméticos, de forma geral, são focados em cada um dos problemas, mas muitos deles também prometem melhoras em mais de um deles. Quanto aos ativos que podem ajudar a pele na menopausa, estão:

– Ácido hialurônico

– Estrógeno

– Vitamina A

– Vitamina C

– Coenzima Q 10

– Acido Glicolico

– Acido Retinoico

E muitos outros!

Cada caso é um caso, como bem sabemos, e o melhor ativo para a sua pele deverá ser indicado pelo seu dermatologista. Aliás, há também alguns tratamentos feitos no consultório que também procuram reverter, ou diminuir, os sinais que chegam com a menopausa.

E você, tem alguma dúvida? Envie sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)