960x0
Perguntas e respostas

Manchas e sinais do tempo nas mãos: o que fazer?

Já reparou nas mãos de pessoas mais velhas e notou sempre uma aparência muito comum, como manchas e flacidez? O que causa esse aspecto, a partir de qual momento começa a aparecer e como evitar, se é que é possível?

Já falamos muito por aqui e, ainda assim, essa continua sendo uma das regiões que as pessoas menos cuidam. Mas, acredite: em contrapartida, essa é uma das primeiras regiões do corpo a demonstrar sinais de envelhecimento.

O motivo é bem claro: assim como a pele do rosto, essa é uma das regiões que estão SEMPRE expostas. A diferença é que a maioria das pessoas dispensam algum tempo para os cuidados com o rosto – e com as mãos não.

Em qual fase esses sinais começam a aparecer?

Isso vai depender bastante, como dissemos anteriormente, dos cuidados que você tem com a região. Geralmente, aparecem nas fases mais maduras, mas essa região também pode ter um envelhecimento precoce e começar a demonstrar seus sinais bem antes, na fase adulta.

Dá para prevenir ou reverter o quadro?

A prevenção existe e é uma velha conhecida: hidratação e proteção. A hidratação com cremes indicados para a sua pele, durante toda a vida, para evitar as rugas e flacidez, e a proteção com filtro solar, também diariamente.

Além dessas, outros cuidados comuns, como os que temos com a pele do rosto, farão a diferença, como os antioxidantes e até os antiglicantes.

O ideal é sempre fazer um acompanhamento com o seu dermatologista, pois ele poderá identificar um envelhecimento precoce em suas mãos e indicar a melhor forma de tratamento, que vai de dermocosméticos a tratamentos no consultório.

E fique bem atento: essas manchas, como sempre salientamos, são resultados de anos e anos de sol e outras coisas nocivas. Então, por mais que o tratamento seja feito, é preciso continuar prevenindo, para as futuras manchas e sinais que poderão aparecer.
Se você tiver alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário, fique à vontade e envie para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)