mascara-facial-hidratante
Perguntas e respostas

3 mitos e 3 verdades que você escuta sobre os cuidados com a beleza!

Tratamentos nos consultórios, dermocosméticos, receitas caseiras, produtos naturais poderosos e ingredientes que são poderosos, mas nem sempre são absorvidos pelos cabelos ou pele. Na internet, lemos sobre tudo isso. Mas, o que é mito e o que é verdade, do ponto de vista dermatológico?

Ouvir dicas e conselhos de quem experimentou um novo tratamento é muito legal, principalmente porque nos faz tomar conhecimento de saídas que não saberíamos de outra forma. Porém, o que é importante saber é que nem sempre o que deu certo em uma pessoa, pode dar em você, e isso envolve dezenas de fatores.

Portanto, antes de testar qualquer coisa, consulte-se com um dermatologista de sua confiança. Mas, para ajudar, reunimos aqui 3 mitos e 3 verdades que circulam pelas redes sociais e blogs de beleza.

Se você já ouviu alguma dica que não mencionamos aqui, mande-nos e nossa dermatologista dirá se é mito ou verdade!

Os 3 mitos sobre a pele e os cabelos

– Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto mais vezes.

Mito! Em geral, independente do seu tipo de pele, lavar o rosto de 2 a 3 vezes por dia é o suficiente. Isso porque, se exagerar, acabamos removendo a proteção natural da pele – e isso pode até desencadear a produção ainda maior de sebo. Se você sentir que lavando de 2 a 3 vezes não resolve o problema, então, é necessário utilizar produtos específicos para controlar a oleosidade da pele. Fale com seu dermatologista a respeito disso.

– Quanto mais denso for o hidratante, maior seu poder de hidratação.

Também é mito! A densidade é indiferente, o que vai dizer sobre seu potencial de hidratar a pele é a substância hidratante contida nele. A ureia é um deles – e ela não é nada densa. Confira sempre o rótulo das embalagens.

– Usar sempre o mesmo shampoo faz com que ele deixe de ter o efeito desejado?

Mais um mito. Quando você opta por um shampoo com determinado efeito e isso acaba gerando bons resultados, significa que o seu cabelo realmente precisava daquele tipo de shampoo, naquele momento. Quando deixa de fazer efeito, significa que seu cabelo já não precisa mais desse tipo de shampoo. Procure sempre o mais adequado para o seu cabelo no momento.

3 verdades sobre pele e cabelos

– Ficar um tempo sem passar esmaltes nas unhas, para que elas possam respirar.

É verdade! Se você usa esmaltes diariamente, sem descanso, e nota que as unhas estão bem quebradiças, desidratadas ou até mesmo com manchas, saiba que pode sim estar tudo relacionado. As unhas funcionam como os cabelos, que também ressecam e quebram, precisando de hidratação. Fale com seu dermatologista sobre os produtos que podem ser utilizados para hidratar as unhas, e faça isso sem esmaltes!

– Se alimentar bem tem influência direta nos fios?

Sim, é verdade! Eles também precisam de vitaminas e outros nutrientes que são conseguidos através da alimentação. O zinco e o ferro são dois deles.

– Lixar a pele dos pés não traz benefícios.

Verdade! A pele de qualquer região do corpo tende a se recuperar de todo tipo de agressão e o lixamento dos pés é entendido como uma. Então, se a pele estiver muito grossa ou ressecada e você lixar, a pele tentará se recuperar disso formando uma camada ainda mais grossa. O ideal é usar esfoliantes e hidratantes especiais para seu tipo de pele, que sejam indicado pelo seu dermatologista.

 

Essas são algumas das frases que ouvimos muito por aí. Quer tirar sua dúvida a respeito de algo que escutou também? Envie para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Eliane 27 de dezembro de 2017 at 21:58

    Boa noite
    Tenho resistencia a toxina botulinica . Tem algum tratamento para meu organismo aceitá-la ?