a47372be-7956-11e5-a624-46f9df231ebf
Perguntas e respostas

Dermatologista responde às dúvidas sobre acne!

Independente da idade ou causa, todo tipo de acne precisa ser tratada e, preferencialmente, de maneira adequada. O tratamento nem sempre é simples ou rápido, mas se torna muito mais eficaz quando acompanhando por um dermatologista. Isso porque é comum surgirem muitas dúvidas ao longo do tratamento.

Recebemos muitas aqui na página e selecionamos algumas com as respostas de nossa dermatologista, que esperamos poder ajuda-los.

Se você também estiver enfrentando um problema com acnes, fique à vontade para enviar a sua dúvida para a nossa dermatologista!

Nasceram várias acnes na minha testa e no couro cabeludo, eu estava tomando nimesulida e um remédio para rinite. Pode ser efeito colateral? As acnes são bastante doloridas, estou preocupado.

Dermatologista: Oi Denner! Se o remédio que estava tomando era à base de corticoide, ele pode ter causado a acne.

Quando se tem uma espinha, eu não espremo, mas esfrego para sair o pus. Notei que estou com umas cicatrizes como se fosse um corte, esfregar a acne de forma lateral seria a causa?

Dermatologista: Pode ser sim, principalmente se as cicatrizes estiverem em locais onde estavam as espinhas.

É aconselhável usar minoxidil com acne?

Dermatologista: Não é aconselhável.

Comecei meu tratamento com Vitacid Acne há 10 dias e saíram mais espinhas e cravos no meu rosto. É normal isso no começo? Ele expulsa pra depois limpar?

Dermatologista: No início pode ocorrer sim, mas se após 20 dias ainda estiver com acne procure seu dermatologista pra ser orientada novamente.

Começarei amanhã o tratamento com o epiduo gel para acne em dias alternados, a noite, e estarei usando protetor solar ensolei toque seco, de 4 em 4 horas. Porém, também uso o minoxidil para barba. Terei que suspender o uso ou não?

Oi Matheus! O ideal é aguardar a pele acostumar com o Epiduo e só depois disso voltar a usar o minoxidil. Isso porque o Epiduo irrita a pele, e o minixidil contém álcool em sua composição.

Gostaria de saber quais precauções tomar em relação ao roacutan (remédio contra acne), principalmente em relação aos hábitos alimentares, já que a médica na qual eu consultei disse que não haveria problemas com minha situação.

Dermatologista: A alimentação não tem restrições, porém você deve evitar bebidas alcoólicas.

Tenho muitas espinhas no rosto com manchas. Loção anti acne acaba com as espinhas?

Dermatologista: Dependendo do tipo das espinhas pode não ser suficiente, talvez sejam necessários medicamentos também.

A endocrinologista me receitou espironolactona para acne, por 6 meses. Vi na bula e na indicação não consta que é para espinhas. Esse remédio elimina espinhas mesmo?

Dermatologista: É indicado sim, principalmente pra mulheres que possam ter alguma alteração hormonal, menstruação irregular, excesso de pêlos, espinhas.

Estou fazendo tratamento contra acne com antibiótico e ácido, posso interromper o tratamento para ir à piscina? Se sim, quanto tempo antes de ir eu deveria interromper o uso dos medicamentos?

Dermatologista: O ácido pode até ser interrompido, mas o antibiótico não, você deve completar o tratamento.

O Vitacid Acne é recomendado para o tratamento das acnes ou também das manchas causadas por ela? Não tenho mais acne, somente as manchas que ficaram, seria melhor fazer o uso do Vitacid Plus?

Dermatologista: O Vitacid Acne é indicado para o tratamento de espinhas inflamadas. O Vitacid Plus para o clareamento das manchas.

Comecei um tratamento para acne e manchas de acne no rosto com clindoxyl gel faz dois dias. Queria saber se continuar com a pele vermelha durante o dia, mesmo tendo retirado o produto pela manhã, e sentir uma coceirinha em alguns lugares é normal.

Dermatologista: É esperado sim, principalmente no início. Mantenha o cuidado de retirar o produto pela manhã e usar protetor solar, e se a irritação persistir procure seu dermatologista.

Tenho manchas de acne e me indicaram passar óleo de rosa mosqueta. Ele ajuda a clarear as manchas?

Dermatologista: Não Thalita, e ainda pode causar acne por aumentar a oleosidade da pele.

 

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Monica 22 de março de 2018 at 01:20

    Olá já fiz dois ciclos de Roacutan ,e infelizmente os cravos voltaram e como sempre viram espinhas e mancham , principalmente porque sou morena e tem de ficar pretas , se usar tri luma melhora as manchas?
    Não aguento mais .

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 11 de abril de 2018 at 09:16

      Bom dia Monica! o Triluma é um creme clareador de manchas conhecido, porém seu uso só é recomendado em casos específicos, e com acompanhamento médico.

  • Responder Aline 30 de janeiro de 2018 at 22:49

    Quero mudar do VITANOL pq nao esta me fazendo efeito para o VITACID que já usei e faz efeitos em mim… a minha dúvida é posso mudar de imediato ou devo ficar uns Dias sem nada e depois começar? A composição dos dois são tretinoina

  • Responder Aline 27 de janeiro de 2018 at 00:27

    Faz um mês que estou usando vitanol para as espinhas, e ainda não vi diferença e nem tive efeitos colaterais, nem descascou minha pele…. Será que não está fazendo efeito em mim?

  • Responder Rafael Oliveira Rodrigues 19 de janeiro de 2018 at 19:34

    Passo sabonete actine.. faço mascara de argila todo dia antes de tomar banho e ossos protetor todo dia antes de sair de casa.. mas continuo tendo acne? E normal

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 26 de janeiro de 2018 at 10:35

      Você está fazendo certo, porém muitas vezes é necessário acrescentar também medicamentos pra ter a melhora. Procure um dermatologista pra ser orientado corretamente.

  • Responder Rafael Oliveira Rodrigues 19 de janeiro de 2018 at 19:32

    Usar protetor solar todo dia aumenta a chance de ter acne?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 26 de janeiro de 2018 at 10:33

      Oi Rafael! Pode aumentar a chance se você tiver a pele oleosa e estiver usando um protetor solar cremoso. As melhores opções nesses casos são protetores solares em gel ou com toque seco.

  • Responder Francisca Antonia Farias carneiro 27 de dezembro de 2017 at 16:57

    É vdd q leite de rosa com bicarbonato ajuda a clarear a pele ?

  • Responder Aline 27 de dezembro de 2017 at 09:49

    Comecei meu tratamento com azitromicina e vitanol.. quanto tempo demora pra fazer efeito? Azitromicina é bom para a acne?

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 7 de janeiro de 2018 at 21:09

      Oi Aline, a Azitromicina é usada no tratamento da acne sim, em geral os resultados começam a surgir em média a partir de 2 semanas do uso.