estrias-no-pos-parto
Perguntas e respostas

Dermatologista Responde: depois da gravidez fiquem com várias estrias na barriga. O que devo fazer?

Quem não tem nenhuma estria no corpo? É muito difícil encontrar quem não tenha as famosas linhas, tão difíceis de desaparecer. Para quem não sabe, elas são rupturas das fibras da pele, que acabam formando as lesões da forma como conhecemos. Existem tamanhos variados para o problema, que são mais frequentes nas costas, coxas, nádegas, abdome – especialmente na gravidez – e mamas.

Na fase inicial, elas têm uma cor mais avermelhada, ficando brancas com o passar do tempo. Essas lesões sãos irreversíveis, especialmente quando atingem a cor esbranquiçada, então, os tratamentos são úteis para amenizar a aparência da estria, mas não podem regenerar a pele totalmente, da forma como era antes.

Durante esses tratamentos, que são diversos, podem existir diversas dúvidas. Recebemos muitas delas aqui e compartilhamos com as respostas de nossa dermatologista. Confira!

Usei vitacid 0,01 para estrias vermelhas e não funcionou, pelo contrário, deixou a pele irritada e estão nascendo mais. O que fazer?

Dermatologista: Ele causa irritação mesmo, no inicio do tratamento. Por isso o ideal é iniciar usando em dias intercalados, até a pele acostumas, e sempre uma camada bem fina do produto.

Ingerir vitamina C ajuda a pele a cicatrizar em conjunto com tratamento para estrias?

Dermatologista: Tomar vitamina C não faz diferença na cicatrização.

Tenho 24 anos e uma filha de 11 meses.Depois da gravidez fiquei com muita estrias. Quero fazer micropuntura, mas ainda estou amamentando. Será que tem algum problema? Quais os riscos?

Dermatologista: Pode ser feita sim, desde que por profissional preparado pra realizar um bom tratamento.

Fiz um procedimento de camuflagem de estrias e minha pele está muito elevada e a tinta, em alguns lugares, está mostrando. O que faço? Tem 20 dias.

Dermatologista: Como é muito recente, creio que você, antes de usar qualquer produto, deve procurar o tatuador pra saber o que pode ter acontecido, e se há alguma orientação.

Queria saber o que posso usar nas estrias vermelhas. Estou amamentado, já fiz peeling de diamante e de cristal, vi pouquíssima diferença.

Dermatologista: Durante a amamentação a maioria dos tratamentos é contra indicada. Você deve aguardar o término pra procurar um dermatologista.

Tive estrias da primeira gravidez, estou na segunda. Com o uso de cremes e tratamentos adequados elas podem desaparecer?

Dermatologista: As estrias antigas dificilmente vão sumir. O importante é evitar que surjam novas, fazendo o controle adequado do seu peso.

Passei ácido nos seios para prevenção de estrias no mês de outubro, se eu me bronzear nas áreas vai manchar?

Dermatologista: Se você ainda estiver usando o ácido e se expor ao sol, corre o risco de ficar com manchas sim.

Sabe me informar se bio-oil purcellin oil previne estrias nos seios e nádegas? Comecei a usá-lo, mas minha pele fica extremamente oleosa, não absorve, parece que está até fazendo alergias em mim, sinto a pele onde aplico cheia de cravinhos.

Dermatologista: Esse produto é oleoso mesmo, podendo causar espinhas nos locais onde é aplicado. Se seu objetivo for prevenir estrias durante a gravidez, saiba que o maior causador de estrias nesta época é o ganho de peso exagerado. Então o controle do peso é o mais importante na prevenção das estrias.

Arranhar estrias brancas com agulha de costura ameniza aparência delas? Tem um vídeo de uma mulher e comentário de uma moça que fez e diz que realmente funciona, já que o dermaroller não deu resultado.

Dermatologista: Existe um tratamento chamado subcisão, que parece com oque você descreveu. Mas em hipótese alguma deve ser feito em casa ou por pessoas despreparadas pois as complicações podem ser perigosas.

Fiz laser co2 fracionado para estrias na região do abdômen, fazem 3 meses, estou usando vitacid xt, mas ainda está muito manchado, é normal? Demora muito para sumir?

Dermatologista: Como já fazem 3 meses do procedimento e as manchas não sumiram o ideal é retornar com o profissional que fez laser pra ser examinada e tirar suas dúvidas.

Fui à dermatologista e ela me passou acido glicólico para tratar estrias. Coloco antes de dormir e tiro pela manhã. Só que está me dando coceira. Estou usando de forma errada? Ela me mandou usar a noite.

Dermatologista: É isso mesmo, deve ser aplicado à noite, caso a coceira não melhore procure seu dermatologista.

Depois da gravidez fiquem com várias estrias na barriga. O que devo fazer e qual produto devo usar, pois estou amamentando.

Dermatologista: O período da amamentação não é o ideal pra começar o tratamento de estrias, pois a maioria dos produtos não pode ser usado. Sendo assim, o ideal é aguardar e procurar um dermatologista quando você parar de amamentar.

Tenho estrias vermelhas na barriga e seios, vejo muitas indicações de pessoas que usaram o vitanol A. Posso usar sem acompanhamento?

Dermatologista: O vitanol é um dos tratamentos disponíveis, mas não recomendo usá-lo sem orientação/acompanhamento, pois é um produto que pode causar irritações importantes na pele se usado da forma incorreta.

Estou grávida e não quero estrias, principalmente na barriga. Estou usando óleos Johnson, eles resolvem ou é mito?

Dermatologista: Os óleos podem ajudar pois deixam a pele do local mais hidratada e com maior elasticidade. A principal causa das estrias durante a gravidez é o ganho de peso excessivo.

Qual o melhor tratamento para estrias vermelhas e estrias brancas? Enquanto as estrias estiverem vermelhas elas podem sumir, e as brancas?

Dermatologista: As estrias vermelhas (mais novas) são mais fáceis de sumir, enquanto que as brancas (antigas) melhoram com dificuldade precisando de procedimentos como laser ou subcisão.

 

E você, tem alguma dúvida sobre estrias e seus possíveis tratamentos? Mande sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)