shutterstock_582451315
Perguntas e respostas

Como aproveitar o Verão sem ter problemas com a pele oleosa?

Agora que já estamos oficialmente no Verão, a tendência é que o calor chegue para valer. Todos nós sabemos que as mudanças de estações mudam também tudo no que diz respeito aos cuidados com a pele, ou, ao menos, os fazem redobrar.

Agora, quem tem a pele mais oleosa pode sofrer um pouco mais com o aumento da oleosidade ocasionada pelas altas temperaturas. Isso impacta de várias formas, como a oleosidade excessiva, que gera um incômodo, além de casos em que há o aumento de cravos e espinhas, ocasionados por essa oleosidade.

Então, como atravessar o verão e aproveita-lo, sem sofrer com a oleosidade excessiva da pele? Nossa dermatologista lembrou alguns detalhes importantes e que podem fazer toda a diferença no seu dia a dia.

Por qual razão a pele fica ainda mais oleosa nessa época?

São vários os motivos:

– Impurezas a mais na pele – Elas são causadas não só pelo suor excessivo dessa época, mas também pelo uso de produtos que utilizamos no rosto – e o protetor solar é um deles. Então, tudo passa a ficar acumulado na pele, deixando-a mais oleosa e aumentando a chance de surgirem cravos e espinhas.

– Pele desidratada – Isso mesmo! Geralmente, quando a pessoa tem a pele mais oleosa, acaba abrindo mão de hidratá-la, temendo que fique ainda mais oleosa. Acontece que a falta de hidratação pode aumentar a produção de óleo na pele, e por consequência deixar a pele mais oleosa.

– Excesso de maquiagem, que acaba obstruindo os poros, além de dermocosméticos mais pesados.

O que é possível fazer para evitar ou diminuir a oleosidade intensa nessa época?

Sabendo que todos os motivos citados anteriormente podem contribuir para um aumento de oleosidade na pele, trouxemos algumas dicas. É claro que todo caso é específico e não há uma regra que atenda a todos. Sendo assim, a primeira opção deve ser sempre procurar um dermatologista, para que ele possa indicar o melhor cuidado para o seu caso.

Porém, é válido tentar as seguintes dicas:

– Para remover as impurezas que ficam acumuladas na pele, tanto por causa do suor, quanto de produtos que utilizamos na pele, como o próprio protetor solar, é necessário que seja feita limpeza de pele.

A limpeza pode ser feita 1 vez cada 2 meses, de preferência com algum esteticista de sua confiança. Para fazer em casa, você pode optar pelas esfoliações 1 vez por semana.

– Como dissemos, muitas pessoas que já possuem alguma oleosidade na pele acabam abrindo mão da hidratação, por acreditar que isso tornará a pele ainda mais oleosa. Na verdade, a hidratação deve ser item importante para todas as pessoas e tipos de pele. O que vai mudar é a forma como sua pele será hidratada. Nesse caso, prefira hidratar-se com a água termal, dando leves borrifadas no rosto e deixando que seque naturalmente. Se não quiser abrir mão de um creme hidratante, escolha os que têm toque seco.

– Assim como na dica anterior, o protetor solar também não deve ser evitado. Todas as pessoas, com todos os tipos de pele, devem utilizá-los. Os de toque seco também são a melhor opção para pessoas com pele oleosa, assim como em gel ou spray. Os protetores solares cremosos devem ser evitados.

– Evite lavar o rosto exageradamente, isso não removerá a oleosidade.

– Pegue mais leve nas maquiagens, especialmente as que são passadas em toda a pele, como é o caso da base, por exemplo. Aliás, uma ótima dica para substituir a base são os protetores com cor!

 

E voltamos a dizer: nada substitui uma boa consulta com seu dermatologista, para que você possa tirar dúvidas específicas e ele possa recomendar um passo a passo mais individual! Mas, pode ter certeza: seguindo as dicas que demos hoje, que são básicas, você provavelmente sentirá uma grande diferença na oleosidade da pele!

 

Se ficou com alguma dúvida, fique à vontade para enviar sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)