shutterstock_600837881
Perguntas e respostas

Cosméticos e dermocosméticos orgânicos: a eficácia é comprovada?

Quem é apaixonado por cosméticos e dermocosméticos, adora estar por dentro de todas as novidades e truques para manter a pele mais saudável e, consequentemente, mais bonita. Dessa forma, muitas pessoas já devem ter ouvido falar das opções orgânicas, ou de como os produtos tradicionais possuem em sua composição alguns ativos que podem prejudicar a pele e os cabelos.

O que são os cosméticos e dermocosméticos orgânicos?

Eles são bem diferentes, a começar pelo processo de produção, que exige o uso de produtos cultivados naturalmente, sem o uso de qualquer pesticida e agrotóxico, seguindo padrões estipulados pela ANVISA e pelas agências regulamentadoras – aquelas que certificarão se são realmente orgânicos.

Se analisarmos a composição e produção dos produtos tradicionais, perceberemos entre eles a presença de substâncias derivadas do petróleo, que podem ser muito nocivas ao corpo, como os sulfatos, parabenos, entre tantos outros.

Ser orgânico torna os produtos, automaticamente, livres de todas essas substâncias nocivas.

Os cosméticos orgânicos possuem a mesma eficácia dos tradicionais?

Algumas substâncias possuem um potencial incrível para tratar a pele. Não é necessário nenhum tipo de ativo para isso. Dessa forma, os produtos orgânicos podem tratar a pele sem que seja necessária a intervenção dos produtos sintéticos.

Essas substâncias naturais agem diretamente no tecido cutâneo e acabam proporcionando à pele, prejudicada por diversos fatores, suas condições naturais de volta. Com isso, eles são muito indicados para quem tem pele sensível e apresenta alergias e irritações.

Porém, em alguns casos, e dependendo do tipo de dermocosméticos, nem sempre o orgânico age com a mesma eficácia dos tradicionais, desenvolvido, por muitas vezes, para facilitar a ação de alguns ativos na pele – que aconteceriam de forma mais demorada naturalmente.

 

Vale salientar que isso tudo é muito relativo. Assim como produtos tradicionais recebem tecnologias para que possam de fato atuar em benefício da pele mais rapidamente, há produtos orgânicos com substâncias naturais tão eficientes quanto qualquer outra, assim como também há substâncias naturais que podem causar alergias.

A melhor opção sempre será utilizar um produto cuja fórmula foi analisada pelo seu dermatologista, seja ele convencional ou orgânico. Caso queira passar a utilizar produtos orgânicos, vale a pena conversar com ele sobre a possibilidade e verificar a composição do produto em questão.

E não poderíamos finalizar essa matéria, sem ressaltar que os orgânicos, além do bem que podem fazer para a pele, também fazem muito bem para o meio ambiente e para as famílias que trabalham no cultivo dessas matérias primas!

 

Ficou com alguma dúvida? Envie sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)