124931-x-dicas-praticas-para-se-proteger-das-queimaduras-de-sol
Perguntas e respostas

O que é a Acne Solar e em quais regiões costuma aparecer?

O Verão é incrível e nos dá a liberdade de curtir mais o sol, as praias, piscinas, e tantas outras possibilidades. Mas, há de se considerar que nessa época algumas doenças são mais frequentes. Nessa estação, já falamos de algumas aqui no blog. Agora, é hora de conhecer mais uma: a Acne Solar. Você sabia que existia essa variedade?

O que é a Acne Solar?

São lesões associadas à radiação UV, que aparecem em forma de bolinhas vermelhas, podendo ser doloridas ou até apresentar inflamação. Esse é um problema bem típico do verão porque aparece após a exposição ao sol de forma excessiva.

Elas são bem comuns no rosto, como a maioria dos tipos e espinhas, mas não só. Outras áreas mais oleosas do corpo também acabam sendo afetadas, como o pescoço, colo, ombros, costas e braços.

O que causa o surgimento da acne solar

Além da predisposição individual para o surgimento de acnes pelo corpo, associamos seu aparecimento também ao suor excessivo no calor, o que acaba aumentando a produção de sebo, e também ao uso incorreto do filtro solar.

Isso acontece porque, assim como qualquer outro produto dermocosmético, é necessário encontrar o protetor solar correto para o seu tipo de pele, desde o fator, até a composição. Peles muito oleosas, por exemplo, devem escolher a versão oil free, que é mais seca.

Os hidratantes e outros produtos cosméticos utilizados nessa época mais quente também têm influência, então, essa dica serve para a escolha de qualquer produto.

Como saber se é uma acne comum ou acne solar?

As bolinhas vermelhas, muitas vezes, causam coceiras, o que também podem ser associadas à alergia. A acne solar costuma aparecer alguns dias após a exposição ao sol, possuem elevação da pele e inflamação menores que as da acne comum, e secam mais rapidamente. O incômodo, em grande parte dos casos, é muito mais estético.

Dá para tratar e acelerar o desaparecimento da acne solar?

Não há porque se desesperar, caso tenha acontecido com você. Para ajudar a eliminar essa acne, basta seguir corretamente os cuidados diários, que começam desde a limpeza da pele com o produto adequado para o seu tipo. Depois, tanto hidratante, quando protetor solar, ou qualquer outro produto que seja utilizado em sua rotina de beleza, não devem conter em suas fórmulas substâncias que estimulam a oleosidade da pele, mantendo-a seca.

Propriedades calmantes também devem ser características dos produtos utilizados, já que a pele passa por uma inflamação.

 

A dica é nunca espremer as acnes. Está liberada a limpeza com tônicos, gel esfoliante, hidratante, e qualquer produto que não irrite demais a pele ou torne-a mais oleosa.

Se a inflamação prosseguir por mais dias,  procure por um dermatologista de sua confiança.

Ainda tem alguma dúvida com relação à acne solar, a forma como aparecem ou o tratamento? Se sim, fique à vontade para nos enviar sua pergunta!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)

  • Responder Rosilene xavier 19 de janeiro de 2018 at 14:04

    Boa tarde! Eu tenho dado muitos carocinhos tipo espinha na região do colo, pescoço e rosto. Qual o cuidado a tenho a ter? Tenho 50 anos e sonho com uma pele lisinha. Obrigada

    • Responder Pergunte Ao Dermatologista 26 de janeiro de 2018 at 10:26

      Bom dia Rosi! A partir do 40 anos começam a surgir os sinais do envelhecimento causado pelo sol que tomamos durante a vida. Esse sol ao contrário do que muitos pensam não é o sol da praia, e sim aquele que tomamos diariamente, aos poucos. E o colo é uma região que sofre mais por estar mais exposto devido uso de roupas decotadas. O protetor solar deve ser aplicado diariamente e podem ser usados também cremes manipulados prescritos pelo seu dermatologista além do laser também.