Shot of a beautiful and carefree young woman enjoying a day at the beach
Perguntas e respostas

Proteção solar para os cabelos: nossa dermatologista contou tudo!

Sempre frisamos por aqui o quão importante é a proteção contra os efeitos do sol e quais são os danos causados. Mas, não é só a pele que sofre com os raios UV. Se você já se habituou a usar o filtro solar todos os dias, saiba que a proteção deve ir um pouco além. Estamos falando dos cabelos: eles também precisam de proteção solar, por diversos motivos.

Como o sol pode prejudicar os cabelos?

Para entender melhor o que acontece, é importante ter em mente que o sol tem um incrível poder oxidante. Algumas pessoas já tiveram a experiência de ter os cabelos clareados naturalmente pelo sol. Isso acontece porque a queratina, proteína que compõe a massa capilar, é facilmente degradada com a exposição solar, causando danos aos fios que são bem difíceis e trabalhosos de se reverter.

Aliás, não só os fios podem ser prejudicados. O couro cabeludo também sofre com essas agressões, especialmente se você possui queda ou falhas no cabelo. É importante dizer também que boa parte dos melanomas aparece no couro cabeludo.

Como evitar os danos aos fios causados pelo sol?

Já vimos que a exposição solar aos fios causa danos que vão muito além dos estéticos, mas como devemos nos proteger quando o assunto é couro cabeludo e cabelo? Siga essas dicas:

Hidratação

É um passo para todos os casos. Todo cabelo precisa de hidratação e com o cabelo exposto ao sol não seria diferente. A hidratação resolve o ressecamento causado pela longa exposição ao sol.

Proteção solar para os fios de cabelo e couro cabeludo

Muita gente não conhece, ou não usa, mas existem produtos como sprays e leave-in com proteção contra os raios UV. Além disso, também é importante criar barreiras físicas contra o sol, afinal, o couro cabeludo também é pele. Sendo assim, chapéus, bonés, lenços e qualquer outra forma de proteção será muito importante. Há, inclusive, chapéus e bonés com protetor solar no tecido, vale a pena pesquisar.

Não deixe água salgada ou cloro nos fios

Além de ressecar os cabelos, seus danos podem ser potencializados com a ação do sol. Então, assim que tiver a primeira oportunidade, lave o cabelo com água doce e, se possível, evite expor as madeixas ao sol nessas condições.

Dicas

Se você chegou até aqui, provavelmente se perguntou, em algum momento, se é permitido o uso de filtro solar comum nos cabelos ou couro cabeludo. A resposta é não. Eles foram desenvolvidos apenas para a pele e, embora o couro cabeludo seja pele, a região pode desenvolver uma oleosidade fora do comum. Uma observação importante é que essa dica só é válida para quem possui cabelo. Quem for careca está liberado para utilizar o filtro comum na cabeça.

Se você tomou sol e acabou queimando o couro cabeludo, o ideal é deixar que  a região se regenere naturalmente. Para evitar mais exposição, você pode dividir o cabelo de forma que a região queimada fique coberta. Porém, também existem alguns cosméticos, como shampoos, para serem utilizados nos cuidados pós sol.

Se a ardência ou incômodo continuar, ou se a pele na região começar a descamar, não hesite em procurar por seu dermatologista. Ele é quem poderá avaliar os possíveis danos e até mesmo indicar os produtos necessários para a exposição solar.

 

Tem alguma dúvida? Fique à vontade para enviar sua pergunta para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)