2-punkte-plan-gegen-sonnenbrand
Perguntas e respostas

3 cuidados essenciais para quem exagerou no sol

O bronzeado é uma consequência comum à exposição solar e, quando feito de forma progressiva e com o uso do protetor ideal, não apresenta grandes problemas à pele. Porém, a vermelhidão na pele após a exposição solar é sinal de que algo não aconteceu como deveria.

Além da exposição solar sem proteção, há também a exposição sem a proteção correta. Nessa semana, explicamos aqui como funciona o processo de proteção contra raios UVA e UVB e como se proteger de cada um deles.  É de extrema importância saber identificar o ideal para a sua pele e reaplicar o filtro no tempo correto. Você pode contar com a ajuda de um dermatologista para entender qual deve ser o FPS correto para você.

Mas, se você errar na proteção e estiver passando por uma situação de vermelhidão e escamação, quais são os 3 passos mais importantes? Confira:

1. Acalme a pele

Às vezes, não percebemos o quão vermelho estamos durante o sol, mas, algum tempo depois, é possível ver o tamanho do problema que ganhamos. Então, o que fazer agora?

O primeiro cuidado a ser tomado é o banho gelado, pois a água nessa temperatura impedirá um pouco que a pele resseque e ajudará a aliviar a dor e queimação. Tente não tomar banho com água quente, nem usar sabonete, pois podem piorar o ressecamento da pele.

2. É hora de cuidar com calma da pele queimada

Depois disso, o ideal é abusar do hidratante, de preferência logo após o banho, quando ela absorverá melhor as propriedades do seu creme. Além disso, também é importante investir nos cremes com ativos que acalmarão a pele.

Vale lembrar que essas medidas ajudarão a não piorar o quadro e a diminuir a dor da queimadura solar, mas a pele não deixará de ficar vermelha tão rapidamente, pois ela precisa de um tempo para se recuperar. Portanto, o mais importante nesse momento, além de manter os cuidados, é não se expor ao sol até que ela esteja recuperada. Em caso de insolação, procure por um médico.

3. Comecei a descamar. O que fazer?

Nesse caso, quando a pele está prestes a descamar, é possível saber. Ela fica com aspecto bem ressecado e fragilizado, além de aparecer algumas bolhas. Isso acontece porque a pele está bem danificada e precisa ser renovada, para continuar te protegendo. É importante nunca provocar essa pele, furando as bolhas ou puxando a pele que está descamando. Essas bolhas têm uma função: elas protegem a nova pele que nascerá onde sofreu a queimação, portanto, deixe seu corpo recuperar sozinho. Sempre que puxamos a pelinha, expomos a camada de baixo, que ainda não está pronta para oferecer a proteção essencial. Nessa fase, continue abusando do hidratante.

Por que é importante evitar essa situação?

Além de todos esses problemas, do ardor e da aparência da pele após sofrer uma queimadura solar, essa descamação é um sinal da morte das células naquela região.  A recuperação pode acontecer de forma satisfatória, assim como também pode gerar uma desordem na regeneração celular, causando problemas como o câncer de pele, a degradação do colágeno e o envelhecimento precoce como consequência. Por isso, seja pela saúde, ou pela estética, a melhor opção sempre será se bronzear de forma saudável e com o uso e reaplicação do filtro solar!

 

E você, já sofreu com as queimaduras? Tem alguma dúvida? Fale com nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)