cda08022018gz132600-5510123
Perguntas e respostas

Pele depois da folia de Carnaval: como cuidar?

Em época da Carmaval, as pessoas tem abusado, cada vez mais, das tintas, cores e especialmente do glitter, uma moda que veio pra ficar. Ele tem tudo a ver com o carnaval e a cada ano aparece uma novidade no uso do glitter e purpurina.

Porém, além do uso dessas cores e brilhos, outro assunto em pauta é: como remover tudo isso da pele? Além de muito difícil, a remoção dos brilhos e pinturas podem acabar irritando e agredindo a pele e o cabelo. Hoje, trouxemos algumas dicas de como remover esses resquícios de carnaval sem maltratar a pele, e como trata-la após a folia.

Glitter e tinta: quais são os cuidados?

É praticamente uma regra utilizar esses produtos no carnaval e parece que a folia perde um pouco do brilho sem eles, literalmente. No entanto, é bom lembrar que eles possuem corantes e substâncias que podem desencadear reações alérgicas em algumas pessoas.

Por isso, antes de comprar, é bom se atentar a produtos e marcas que tenham alguma procedência, porém, isso também não livrará as pessoas de algumas reações e irritações na pele. De modo geral, é bom evitar as áreas onde a pele é mais fina, como a região dos olhos e boca, além do nariz. Evite passar também em regiões onde a pele esteja irritada. Indicamos usar sempre uma preparação na pele, antes de aplicar glitter e tinta, como o uso de base, para formar ao menos uma proteção. Além disso, é importante lembrar que tinta e glitter devem ser próprios para o uso na pele, evite comprar os de papelaria.

Nesse Carnaval, muito se falou também do uso do glitter ecológico, uma opção sustentável. Além de ser inofensivo ao meio ambiente, ele também acaba sendo mais amigo da pele, já que o produto mineral acaba não contendo substâncias nocivas.

Agora que passou o Carnaval, como remover glitter e tintas?

Passado o período de folia, o que mais se fala agora é em soluções para remover tintas e brilhos que, em alguns casos, insistem em ficar no corpo e cabelo por muitos dias. Quem apostou no glitter ecológico não terá muitas dificuldades em removê-lo, uma vez que ele sai facilmente apenas com água e sabão e o uso de um demaquilante.

Para quem optou pelo brilho comum, que contém plásticos, a remoção é um pouco mais difícil e alguns resquícios insistem em ficar. Nesse caso, é preciso apostar em algo além da água e sabão, como óleo de côco, aplicado com uma esponja mais macia.

Também vale utilizar demaquilantes bifásicos e água micelar, que costuma remover algumas impurezas da pele sem agredir. Tome muito cuidado para não esfregar a pele com glitter e gerar mais uma agressão.

Cuidado com a pele pós-Carnaval

Primeiro, precisamos avisar sobre um cuidado que pode servir para o próximo carnaval, ou para quem ainda está frequentando os bloquinhos de rua. Esse cuidado, na realidade, deve ser tomado todos os dias, mas reforçado também nessa época: prepare a ele sempre com protetor solar.

Após o carnaval, e depois de remover a tinta e o glitter, o foco é na hidratação. Por isso, opte por cremes hidratantes que tenham ação antioxidante e anti-inflamatória, com ativos como a Vitamina E, Vitamina C, entre outros. Cremes e máscaras hidratantes, além de cuidar, podem ajudar a eliminar o aspecto de cansaço pós carnaval.

Para os cabelos, os cuidados devem ir além da hidratação. Antes de qualquer coisa, para remover muito bem cada substância utilizada nos dias de folia, ou produtos utilizados que contenham álcool e outras substâncias, utilize um shampoo anti-resíduos que conseguirá fazer uma limpeza mais profunda. Após isso, aposte sim na hidratação, mas também na nutrição e reconstrução dos fios, que além de sofrerem com os danos dos produtos utilizados, também sofreram com o sol.

 

Em casos de alergias aos produtos utilizados no período de carnaval, procure imediatamente um dermatologista.

E você, ainda tem muito glitter pelo corpo e cabelo e vai aproveitar as dicas que demos hoje? Utilize e conte para a gente se deu certo. Se tiver alguma outra dúvida, fique à vontade para enviá-la para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)