remedios-caseiros-para-pano-branco
Perguntas e respostas

O pano branco no verão é muito comum; confira dicas e tratamentos

Faltando menos de 1 mês para o fim do Verão, e passado o tempo de festas, carnaval e praia, o que sobram são as lembranças das viagens e os resquícios na pele: além do bronzeado, há quem tenha adquirido alguns problemas, como a insolação, por exemplo. Outro problema muito comum no verão é a pitiríase versicolor. Já ouviu falar? E pano branco, conhece?

Para quem ainda não conhece, a pitiríase versicolor, ou pano branco, é a famosa micose de praia, percebida por causa das manchas brancas na pele. É um tipo de micose superficial, que aparece em condições  como o calor e a umidade. Por isso, é tão comum na praia e nessa época do ano.

Como identificar o pano branco?

A princípio, você pode identificar o pano branco pelas manchas, que costumam ter formato redondo ou oval, com escamas finas, em regiões como as costas ou  o tronco. Apesar de se chamar pano branco, as manchas podem ter a coloração branca, vermelha ou castanha. São indolores e não causam problemas maiores, mas podem coçar.

O diagnóstico mesmo deve ser feito através de exame de pele, por um dermatologista. Há várias formas de se identificar através do exame, como através da lâmpada Wood, raspagem e até biópsias, em casos mais complicados.

Dá para evitar o pano branco?

Conhecendo os fatores que levam ao pano branco, a melhor forma de evitar essa doença é evitando o calor e umidade na pele. Então, prefira roupas mais leves e arejadas, e tecidos não sintéticos, de preferência algodão. Não  esqueça de se secar muito bem após o banho, sem esquecer da virilha, entre os dedos e as axilas. Outra dica que serve especialmente nessa época do ano, é a de não passar muito tempo com roupa molhada quando estiver na praia ou piscina, e também evitar produtos oleosos no corpo, que aumentam as chances deste tipo de micose surgir.

Se você já fez o tratamento para o pano branco, também precisa dar atenção para a “manutenção” desse tratamento. Em algumas pessoas, o problema pode reaparecer logo depois de ser tratado. Consulte seu médico e planeje com ele os medicamentos que poderá tomar para evitar que o problema volte.

Outra dica para quem já teve pano branco é utilizar algum xampu anti-micótico. Vale conversar sobre isso com seu dermatologista também, evite utilizar qualquer coisa por conta própria.

O que fazer para trata-lo?

As manchas do pano branco têm duas características principais: a descamação e a coloração ou descoloração. O tratamento pode ser tópico ou oral (dependendo da extensão) e vai tratá-la em poucos dias, porém a questão da coloração leva um pouco mais de tempo para ser resolvida, em média 3 meses.  Nesse caso, se expor moderadamente ao sol – quando as manchas são brancas – pode ajudar a voltar à cor normal mais facilmente. Lembre-se que isso deve ser feito com o uso do protetor solar e de forma muito moderada, respeitando os horários indicados para a exposição solar.
E você, já fez algum tratamento para pano branco ou tem alguma dúvida sobre o problema? Fique à vontade para enviar sua dúvida para a nossa dermatologista!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)