cuidados-com-os-cílios
Perguntas e respostas

Cílios: como você cuida dos seus? Nossa dermatologista trouxe algumas dicas

Cuidar dos cílios vai muito além da estética, afinal, em conjunto com as pálpebras, eles ajudam a proteger nossos olhos. A pálpebra faz o papel de proteger e umidificar os olhos. Já os cílios evitam que partículas adentrem a região ocular. Então, além dos cuidados estéticos, o que devemos saber sobre eles, o que evitar e como cuidar diariamente?

Queda dos cílios

É muito normal que os cílios caiam, mas, muito cuidado, pois isso não pode acontecer de maneira tão excessiva. Eles caem em um ciclo normal, pois nascem, crescem, passam a enfraquecer e aí ocorre a queda. Qualquer coisa diferente disso, procure um dermatologista.

É necessário evitar esse tipo de situação desde sempre. O primeiro cuidado está relacionado à maquiagem, pois ela intensifica a perda de cílios, seja por questões alérgicas, ou mal uso. Para evitar o problema:

– Não durma com maquiagem

– Cuidado com o curvex, pois ele pode quebrar os fios. Ao utiliza-lo, faça isso sempre antes da máscara de cílios

– Não utilize maquiagens fora do prazo de validade

– A aplicação e remoção de cílios postiços enfraquece os fios. Tente não usá-los com frequência.

Extensão de cílios: recomendado ou não?

Esse é um procedimento já bem comum entre grande parte das pessoas, que consiste na colagem de fios artificiais, alongando o cumprimento dos cílios naturais. Um dos pontos favoráveis é que ao fazer o procedimento, a máscara para cílios passa a ser dispensável. Para a saúde da pele e dos cílios, isso é muito positivo.

Por outro lado, a técnica ainda é muito polêmica e algumas pessoas já relatam problemas após a aplicação. Na verdade, a cola utilizada na técnica pode causar algum tipo de alergia, infeccionar a região, ou então os fios aplicados podem acabar obstruindo a raiz e comprometendo os fios naturais.

Então, antes de realizar essa técnica é importante consultar seu dermatologista para entender todos os riscos e procurar um especialista para a aplicação, que domine a técnica, assegure a qualidade dos produtos utilizados e assepsia correta de todo o material e saiba sobre os problemas que a má aplicação pode gerar.

Cuidados diários com os cílios

Assim como os cuidados com os nossos cabelos, pele e unhas, os cílios também merecem atenção especial para que cresçam de forma sadia. Para isso, pratique diariamente:

– A remoção da maquiagem de forma delicada com algodão e produtos específicos, pra evitar que sejam quebrados ou arrancados pelo atrito.

– Limpeza dos fios com produtos dermatologicamente testados ou com shampoo infantil, que também é oftalmologicamente indicado.

– A hidratação e nutrição dos fios também é importante, mas cuidado com as receitas que escuta por aí. Consulte sempre seu dermatologista.

 

Já ouviu sobre alguma técnica ou dica para os cílios e gostaria de verificar sobre sua veracidade com nossa dermatologista? Envie sua pergunta ou comentário!

COMENTÁRIOS


Lembre-se: este site não realiza consultas online nem receita medicamentos ou cosméticos. Reservamos o direito de escolher quais perguntas responder e apenas tiramos dúvidas específicas sobre problemas de pele.



COMENTÁRIOS




Escreva sua mensagem (Máx. 250 caracteres)